quarta-feira, 18 de abril de 2018

Escolas militares do Amazonas são homenageadas em Sessão Especial


As escolas militares do Amazonas foram homenageadas em uma Sessão Especial realizada nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A homenagem foi proposta pelos deputados Cabo Maciel (PR) Carlos Alberto (PRB).


Os deputados autores da homenagem afirmaram que as escolas da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), vinculadas a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), estão realizando um valioso trabalho para a educação das crianças e jovens amazonenses, pois a junção do ensino pedagógico com a disciplina militar tem formado excelentes alunos e o resultado reflete nos números de aprovados em vestibulares e concursos públicos.

O deputado Cabo Maciel ressaltou que o tributo se estende também às escolas militares geridas pelo Exército e Bombeiros Militares que atuam no Estado, pois todas realizam um ensino exitoso. Para o parlamentar todo reconhecimento é merecido e necessário. “Essas escolas fazem o diferencial, apesar de todas as dificuldades existentes no processo de ensino”, destacou.

Durante a sessão foram entregues certificados de honra ao mérito aos diretores dos Colégios Militares da Polícia Militar (CMPM) Marcantônio Vilaça, Professor Waldock Fricke de Lira, Áurea Pinheiro Braga, Tenente Coronel Cândido José Mariano, Evandro das Neves Carreira, Eliana Freitas de Morais, Coronel Pedro Câmara e Jamil Seffair. O diretor da Escola José Carlos Mestrinho, gerida pelo Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas, e o diretor do Colégio Militar de Manaus, de responsabilidade do Exército brasileiro, também receberam certificados.

O ex- aluno Kelvin Márcio Silva Pereira, egresso da Escola Waldock Fricke Lira (CMPM III) igualmente foi homenageado. O jovem, hoje estudante universitário, recebeu uma placa por ter criado, em 2016, uma fórmula química para encontrar o Nox (número de oxidação que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade) de um metal eletrolisado, a massa eletrolisada ou a massa atômica do mesmo.

O presidente da Aleam, deputado David Almeida (PSB), e os deputados Alessandra Campêlo (MDB) e Ricardo Nicolau (PSD), destacaram os bons resultados em relação ao aprendizado e aprovação em concursos, mas também na formação de jovens cidadãos conscientes de suas responsabilidades.

“A educação é o caminho e a fundação para uma vida de oportunidades e conquistas”, falou o gestor Cel. Borges, diretor da Escola Estadual José Carlos Mestrinho, que falou em nome dos homenageados. O coronel agradeceu o reconhecimento do Parlamento Estadual, e ratificou a dedicação e empenho no ensino dos alunos e na formação cívica dos mesmos.

Estiveram presentes à Sessão Especial à secretária executiva-adjunta da Seduc, Débora Karla Guimarães Moura, representando o titular Lourenço Braga; o Cel. QOPM Marcelo Cavalcante Gomes, chefe da Casa Militar da Prefeitura de Manaus e representante do prefeito de Manaus Artur Virgílio Neto; Cel. Anésio Brito de Paiva, titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP); Cel. de Infantaria Mário Anselmo, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA); Cel. de Infantaria Paulo César Milaré, representando o Comando da Ala 8; Cel. QOPM Nilson Cardoso Jr, representando o Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas; Capitão de Corveta Irlan Viana Rodrigues, representando o 9º Distrito Naval ; bem como professores e alunos dos colégios militares.

Gestores homenageados

Cel. Malzaleque Anselmo – Colégio Militar de Manaus
Cel. QOPM Shayene Anud de Lima – Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM I)
Tenente- Cel. QOPM Aldinei Oliveira Ferreira Pinto – Escola de Tempo Integral Marcantônio Vilaça (CPM II)
Major QOPM Alisson de Almeida Lima – Escola Estadual Waldoke Fricke de Lira (CMPM III)
Tenente-Cel. QOPM Eiderson Prado da Silva – Escola Estadual Áurea Braga (CMPM IV)
Tenente-Cel. Jádna dos Santos Barros – Colégio Militar Cândido Mariano (CMPM V)
Tenente-Cel. QOPM Renildo Lamongi Moura – Escola Estadual Sen. Evandro das Neves Carreira (CMPM VI)
Tenente-Cel. QOPM Frank Pacheco – Escola Estadual Professora Eliana Freitas de Moraes (CMPM VII)
Cel. QOPM José Guedes dos Santos Neto – Escola Estadual Pedro Câmara (CMPM VIII)
Major QOPM Alisson Freitas de Araújo – Escola Estadual Jamil Seffair (CMPM IX)
Cel. Eliantos Frank da Silva Borges – Escola Estadual José Carlos Mestrinho (Colégio Militar do Corpo de Bombeiros)

Nenhum comentário: